quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tokyo Gore Police (Japão, 2008)


Filme: Tokyo Gore Police (Tôkyô zankoku keisatsu)
Diretor: Yoshihiro Nishimura
Ano: 2008
País: Japão
Duração: 110 min.















Em um futuro que não parece ser muito distante, a polícia de Tóquio é privatizada. Seus policiais usam uniformes parecendo de samurais e tem práticas extremamente violentas para eliminar os criminosos. Os assassinos, não menos violentos, tem uma pequena peculiaridade: são como uma espécie de mutantes, que quando atingidos, suas feridas tornam-se armas letais, e são conhecidos como "engenheiros". 
Estes seres possuem dentro de seus corpos, uma chave que parece ser feita de carne e sangue, e somente podem ser mortos quando esta chave é destruída ou removida deles. Mas a polícia tem sua arma para conter estes violentos assassinos, e ela atende pelo nome de Ruka, a caçadora de engenheiros. Ela entrou na polícia para vingar a morte de seu pai, que também era um policial. A primeira vista ela parece ser uma inofensiva garota de saia e cinta-liga, mas é cruel e impiedosa com sua espada samurai. Ela até chega a receber uma medalha por matar 50 destes perversos seres.  


Para exemplificar as capacidades de regeneração dos engenheiros, vemos serras elétricas se formando no braço decepado de um deles ou uma bazuca peniana, em substituição daquele membro. O próprio vilão conhecido como Key-Man, que Ruka desconfia ser o assassino de seu pai, tem metade de sua cabeça cortada horizontalmente em uma luta com ela, mas isso o torna ainda mais poderoso quando em seus olhos crescem metralhadoras que atiram balas sangrentas. Ainda tem o famoso caso da mulher que tem suas pernas substituídas por uma boca de jacaré e também há uma colegial que após ser atingida, expele um líquido verde corrosivo de seus seios mutantes, entre várias outras bizarrices exageradamente trash. 



Também temos outros personagens que chamam a atenção, como o estranho legista com um tapa-olho e cabelo moicano colorido. A sexy loira que faz as chamadas da polícia, que mais parece estar em uma festa. Em suas aparições vemos luzes e até um toca-discos ao fundo. Também temos a bizarra "Dog Girl", que é uma mulher com os antebraços cortados e com as pernas cortadas nos joelhos que é amarrada e puxada pelo chefe da polícia, este que usa chifres em seu capacete de samurai. 
Mais tarde esta Dog Girl tem os membros completados com espadas, e quando ligada no modo "Maníaca Depressiva" se mostra uma perigosa e hábil arma destrutiva. 

É uma situação mais absurda atrás de outra, quando achamos que nada mais pode acontecer, a Ruka se depara com um inimigo cuja arma é uma bazuca de seis canos, que usa como balas, punhos humanos. Mais absurdo ainda é a forma de Ruka para se livrar desta ameaça.







Outra coisa interessante do filme são os sarcásticos comerciais repletos de humor negro, que são passados no decorrer da película, mostrando a violenta ação da polícia executando assassinos ou mostrando produtos que auxiliam no suicídio, como em um onde três colegiais mostram um cortador de pulsos colorido com um moderno design. Outro ainda mostra um controle de execução, que tem o formato de uma faca e funciona similarmente ao Nintendo Wii, onde as famílias podem executar assassinos reais através das TVs de suas casas. Tudo muito prático e divertido. Mais um destes comerciais, mostra a ação da polícia matando um assassino em frente a algumas crianças, que depois jogam futebol com a cabeça do defunto. 


Para termos a noção do nível de trash que está por vir, logo no início Ruka usa uma bazuca para chegar ao terraço onde está um dos engenheiros. Ela se segura na arma e atira contra o chão, fazendo-a voar e chegar rapidamente ao seu destino. Rapidamente ela consegue eliminar o mutante assassino canibal, que a polícia, após acertar uns 900 tiros não consegue matar. Ela tem o jeito para isso e sem problemas o despedaça todo. 


Eu diria que os efeitos especiais são mais para A História de Ricky (Riki-Oh, 1991), ou os clássicos de Peter Jackson, Trash: Nausea Total (Bad Taste, 1987) e Fome Animal (Braindead, 1992), filmes que não se levam a sério e que tentam ser o mais exagerados e sangrentos possíveis, sem se importar em parecer algo real, o que acaba resultando em uma boa diversão. Inclusive no A História de Ricky também tínhamos órgãos governamentais privatizados, naquele caso eras as penitenciárias.
Outro filme que pode ser considerado inspiração para Tokyo Gore Police é o também japonês Tetsuo (1989) onde metais se tornavam partes orgânicas do corpo humano.

E o final ainda dá uma ideia de continuação com a frase "More Gore Comming Soon!". 


Ruka é Eihi Shiina, que fez o ótimo Audition (1999) de Takashi Miike. Ela também fez outros filmes do diretor Yoshihiro Nishimura: Vampire Girl vs Frankenstein Girl (2009) e Helldriver (2010).
Por incrível que pareça, este é o primeiro filme como diretor de Yoshihiro Nishimura que também participa de diversos filmes como maquiador e diretor de efeitos especiais, entre eles em O Pacto (Suicide Clube, 2001) e Noriko's Dinner Table (2005), ambos de Shion Sono. Além de dirigir o curta "Z is for Zetsumetsu" do filme The ABCs Of Death (2012).

Este filme pode representar uma sátira e uma crítica à violência e opressão policial, que não é ficção, embora aqui toma proporções surreais, que em certo momento do filme até começamos a nos questionar quem são os reais vilões. Ou até mesmo uma crítica às privatizações.

Se já acha insano o Planeta Terror, cuja protagonista tem uma perna de metralhadora, Tokyo Gore Police então é infinitamente mais doido.
Algo que vejo como defeito do filme são as quase duas horas de filme que tornam o filme longo. 

Não vou revelar maiores detalhes, caso ainda não tenha visto, mas se gosta de gore, sangue jorrando como se fosse de um chafariz, mutilações, mutantes cujos corpos se tornam armas, humor negro e a insanidade que somente as produções orientais podem proporcionar, este é o seu filme. Eu recomendo!

Minha Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário