terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Absurd (Itália, 1981)


Filme: Absurd / Rosso Sangue / Antropophagus 2 / Zombie 6: Monster Hunter / Maldición Satánica / Horrible / ....
Diretor: Joe D'Amato
Ano: 1981
País: Itália
Duração: 96 minutos
Elenco:  George Eastman, Annie Belle, Charles Borromel

Resumo do filme:
O filme inicia com o personagem de George Eastman correndo desesperado e sendo perseguido por um homem. Ele tenta pular a cerca mas é segurado pelos pés e se fura nas grades.

Em seguida ele aparece na casa ao lado com a barriga aberta, suas típicas caras insanas e segurando as tripas mas, desta vez não as come, como ele mesmo fez em Anthropophagus.


Ele passa por uma cirurgia e mostra ter uma regeneração fora do comum, recuperando-se rapidamente e logo está pronto para matar. E é o que faz com a enfermeira, atravessando-lhe a cabeça com um instrumento médico semelhante a uma furadeira. 



O jantar está servido!

Dor de cabeça...

Aquele que o perseguia é, na verdade, um padre, que explica à polícia que aquele homem chama-se Mikos Stenopolis, que fugiu de um laboratório contaminado e havia sido considerado morto no mar. Ele tem o poder de se regenerar, exceto o cérebro, que deve ser destruído. O padre integra-se à equipe de busca e ganha até um carro e uma arma. 

O assassino escapa do hospital e encontra um matadouro no caminho. Ele é baleado, mas como é praticamente imortal, nada sente. E nenhum lugar melhor para uma carnificina do que um matadouro. Com os instrumentos à disposição, ele serra a cabeça do homem, remetendo a cena semelhante de Intruder (1989).


No caminho o nosso querido assassino encontra um motoqueiro (interpretado pelo diretor italiano Michele Soavi) que fica coincidentemente empenhado bem onde ele estava escondido.  Naturalmente Mikos o mata, mas não sem antes ser atropelado por um carro, o que é apenas um detalhe para ele.

O demente acaba parando novamente na casa onde havia se ferido e as coincidências não param por aí. É também onde mora o homem que o atropelou pouco antes. Ele reconhece o carro e quer vingança. Ou só quer matar aleatoriamente quem aparecer pelo caminho, não importa.

Os pais, que haviam saído para assistir a um jogo na TV com os amigos, deixam os filhos com a enfermeira, já que uma das meninas, Katia, está imobilizada na cama enquanto desenha intermináveis círculos com seu compasso (e isto não está no filme à toa).
Mikos já chega com estilo cravando uma picareta na cabeça de uma garota. Depois dela é a vez da enfermeira, que tem a cabeça colocada no forno e é assada!


Com o jantar pronto, Mikos vai agora atrás de Katia que milagrosamente consegue descer da cama e mostra-se até bem, apesar das imobilizações que usara até então. Katia mostra que realmente havia algum sentido naquele aparente inútil compasso que usa no início do filme. Ele é usado como arma para furar os olhos de Mikos. 


Katia coloca uma música alta para confundir o maníaco e saí cambaleando pela  casa. Mikos, após um bom tempo vagando cego pela casa, consegue pegar Katia. Neste momento chega o padre, com todo o seu papo furado cristão e um crucifixo que não são páreos para o poderoso Mikos. Aí nos perguntamos o motivo de Mikos estar fugindo do padre ao invés de já não tê-lo matado no início. Vai ver porque assim não teríamos história.


Felizmente Katia já está totalmente recuperada e arranca a cabeça de Mikos a machadadas. Como sempre, a ajuda só vem depois, quando ela sai ensanguentada e raivosa exibindo a cabeça do quase imortal Mikos.
O filme nos passa uma importante mensagem: Rezar não resolve, um machado sim!
-------------------------------------------------------------------------------
Absurd é mais um daqueles filmes italianos com milhares de títulos. Também é conhecido como Rosso Sangue, Monster Hunter, The Grim Reaper 2, Zombie 6: Monster Hunter, Psychose Infernale, Terror Sin Limite, Horrible e também foi conhecido como Antropophagus 2, mesmo sem ter muito em comum com o primeiro, também dirigido por Joe D'amato. 
D'amato é creditado como Peter Newton, um de seus vários pseudônimos e cujo nome real é Aristide Massaccesi.

As razões para Absurd ser chamado de Antropophagus 2, além do oportunismo de aproveitar o  sucesso de Anthropophagus, são algumas coisas em que D'amato repete do seu filme do ano anterior. O assassino, que é o próprio George Eastman novamente, é praticamente imortal e também é grego, não fala nada e mais uma vez foi considerado morto no mar. Ele também aparece com as tripas expostas, mas desta vez não as come. 

Não chega a ser tão polêmico quanto o Antropophagus, onde temos o aborto, a ingestão do feto e o canibalismo. Mas, por outro lado, Absurd é um filme mais violento e gore, com mortes mais sangrentas e criativas. Ambos os filmes fazem parte das Video Nasties, a lista de filmes banidos no Reino Unido durante os anos 80.

Mesmo não tendo um assassino mascarado, Absurd é praticamente um filme slasher, lembrando muito Halloween, porém, à maneira italiana, ou seja, muito mais sangrento.
O roteiro, assinado por John Cart (pseudônimo de George Eastman, que na verdade se chama Luigi Montefiori) não apresenta grandes novidades e nem é muito coerente, mas funciona bem para um filme do gênero, principalmente acompanhado das boas e violentas execuções. Ainda consegue uma boa dose de tensão, apesar de algumas cenas arrastadas e tem um final brutal. Um ponto negativo é a cansativa trilha sonora.

Enfim, recomendo que assistam Absurd, Anthropophagus 2, ou seja lá como quiserem chamar. Inclusive, gosto mais do que o próprio Anthropophagus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário