sexta-feira, 21 de março de 2014

Not Quite Hollywood: The Wild, Untold Story Of OZploitation! (Austrália, 2008)

Filme: Not Quite Hollywood: The Wild, Untold Story Of OZploitation!
Diretor: Mark Hartley
Ano: 2008
País: Austrália
Duração: 102 minutos

Post rápido e rasteiro para recomendar um excelente filme que assisti recentemente. Trata-se de Not Quite Hollywood, documentário sobre os filmes australianos de exploitation, chamados de Ozploitation. Estes filmes feitos durante as décadas de 70 e 80 começaram a ser produzidos quando foi adotada a classificação Rated, após um tempo de forte censura. Com esta nova classificação, os filmes, de diferentes gêneros, passaram a explorar fortemente a nudez, sexo, violência, temas polêmicos e não politicamente corretos e eram exibidos nos cinemas drive-in, mostrando que na Austrália não havia apenas cangurus e coalas. 

O documentário é bastante interessante, bem montado, em nenhum momento é entediante e serve como uma excelente fonte para conhecer bons filmes de exploitation. Conta com depoimentos de diretores, atores e pessoas que participaram destas produções, além do célebre fã destes filmes, o diretor Quentin Tarantino, que também teve influências destes filmes no seu Kill Bill. Ele fala totalmente entusiasmado sobre estas obras, nos deixando empolgados para ir atrás e descobrir mais sobre este cinema peculiarmente de baixo orçamento mas bastante criativo que garante grande entretenimento. 

Também aparecem no documentário os produtores de Jogos Mortais, onde eles contam que a parte da premissa do filme é baseado em Mad Max, quando um sujeito tem o pé algemado em um carro prestes a explodir, e sua única salvação é uma serra que Max deixa com ele.

O filme ainda conta com os depoimentos de Dennis Hopper e Jamie Lee Curtis, que também atuaram em filmes australianos em uma época em que passaram a utilizar mais atores estrangeiros.

Além de Mad Max, outros filmes que me chamaram a atenção e que preciso ver/rever são:  Wake In Fright (1971), Alvin Purple (1973), Night Of Fear (1972), Patrick (1978), Long Weekend (1978), Snapshot (1979), Next Of Kin (1981), Razorback (1984), Howling III: The Marsupials (1987), Stone (1974), The Man From Hong Kong (1975), Turkey Shoot (1981), The Return of Captain Invincible (1982) e Fair Game (1985), entre vários outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário