domingo, 13 de abril de 2014

Fiend Without a Face (Reino Unido, 1958)

Filme: Fiend Without a Face / O Horror Vem  do Espaço
Diretor: Arthur Crabtree
Ano: 1958
País: Reino Unido
Duração: 75 minutos
Elenco: Marshall Thompson, Terry Kilburn, Kynaston Reeves

O início do filme é marcado por mortes misteriosas. As pessoas parecem ser atacadas por algo invisível que vai movendo coisas e abrindo portas por onde passa. O exército investiga o que teria causado estas mortes enquanto tenta se esquivar das acusações de culpa em virtude da usina nuclear. Esta usina era usada para gerar energia para obter imagens via satélite da Rússia, mas por algum motivo desconhecido, estava sofrendo alguma interferência e perdendo  sinal. 

Ao fazerem a autópsia de um dos corpos, descobrem que o cérebro e a medula espinhal foram sugados por pequenos furos no pescoço. 
Os seres invisíveis são desajeitados, derrubando e movendo tudo por onde passam (para vermos que algo está ocorrendo, é claro). Após o prefeito ser a nova vítima, alguns homens da cidade saem pela floresta procurando pelo assassino. Um deles se perde e quando volta, parece mais um zumbi.


O Major Cummings começa a desconfiar que o Professor Walgate teria algum envolvimento com o caso. Mais tarde ele admite saber do que se tratavam tais criaturas. 
Walgate é conhecido por ter escrito sobre a materialização de pensamentos, onde os pensamentos poderiam tomar forma e realizar atividades e movimentos independentes do corpo. 


Ele desenvolve um equipamento para esta finalidade e vê na energia nuclear a fonte perfeita para o experimento funcionar, o que seria o real motivo para interferir nas transmissões do satélite. A materialização funciona até bem demais e os pensamentos acabam tornando-se seres independentes capazes de evoluirem e se multiplicarem. Para isto, eles necessitam da energia nuclear e precisam sugar os cérebros e medulas humanas para sobreviverem, sendo chamados de vampiros da mente.

Com a energia nuclear reduzida, as criaturas finalmente tomam forma e aparecem. Tratam-se de cérebros com antenas, que emitem ruídos insuportáveis e rastejam por meio da medula espinhal em interessantes efeitos de stop-motion. Assim como em A Noite Dos Mortos Vivos (que teve alguma inspiração neste filme), todos tentam abrigar-se em uma casa, com as janelas bloqueadas por madeiras, enquanto o Major Cummings vai em direção à usina. 


Os cérebros atômicos (lembram da música do Ratos de Porão?) podem ser mortos quando atingidos pelos tiros, mas eles conseguem desbloquear a janela com sua super-força e entrar VOANDO, dando inveja aos Pássaros de Hitchcock. E quando estão prester a atacar a mocinha, Cummings consegue parar a usina nuclear da melhor forma possível: explodindo-a com dinamite! O que acaba com a energia vital dos monstros. Assim, as criaturas morrem instantaneamente e vão derretendo até desaparecerem, em um efeito stop-motion que lembra um pouco o final de Evil Dead (1981) e pode até ser visto como um dos ancestrais dos efeitos gore nojentos que se desenvolveriam futuramente.



Fiend Without a Face foi dirigido em 1958 por Arthur Crabtree baseado no conto "The Thought Monster" de Amelia Reynolds Long, que havia sido publicado na revista Weird Tales Magazine.

É um filme interessante, rápido e bastante divertido, e como os monstros são invisíveis por boa parte do filme, não são necessários muitos efeitos especiais. A ameaça deste filme lembra, inclusive, a do filme Planeta Proibido, de 58, com o até então jovem e sério Leslie Nielsen. 

Após os cada vez mais frequentes experimentos nucleares, a queda das bombas em Hiroshima e Nagasaki e com início da guerra fria, que dividiu o mundo em capitalista e socialista, os filmes de ficção científica dos anos 50 substituíram os antigos monstros como Drácula e Frankenstein por um medo sofrido pela população na época: a ameaça nuclear, representada por seres modificados por estas experiências. Assim surgiram filmes denominados de Atomic Horror, que traziam monstros gigantescos, como aranhas e formigas, e, mais adiante por uma ameaça mais real e cruel: o maligno cérebro humano! Na década de 50 eram comuns filmes sci-fi com esta temática. Apenas para citar alguns temos O Cérebro do Planeta Arous (The Brain From Planet Arous, 1957), O Cérebro que não queria morrer (The Brain That Wouldn't Die, 1962), Experiência Diabólica (Donovan's Brain, 1953), entre outros.

Apesar de se passar nos Estados Unidos, na divisa com o Canadá, foi filmado na Inglaterra e foi uma espécie de resposta inglesa, bem sucedida, aos filmes B produzidos pela American International. 

No Brasil o filme recebeu o genial título de O Horror veio do espaço, sendo que nada vêm do espaço.
Fiend Without a Face é um ótimo filme de baixo orçamento que, resumindo, temos cérebros com antenas que se locomovem, voam, emitem ruídos, matam pessoas estrangulando-as, ficam invisíveis e ainda derretem quando atingidos! É ou não um excelente filme B? Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário