domingo, 12 de julho de 2015

They Live (EUA, 1988)

Filme: They Live / Eles Vivem
Diretor: John Carpenter
Ano: 1988
País: EUA
Duração: 93 minutos
Elenco: Roddy Piper, Keith David, Meg Foster

Um homem (Roddy Piper, creditado como Nada), chega à cidade trazendo apenas uma mochila com seus pertences em busca de emprego. Após lhe negarem vaga em uma agência de empregos, ele consegue um trabalho braçal em uma construção. Lá conhece Frank, que lhe convida para ir ao abrigo de sem tetos em que ele está vivendo. Frank deixou a família em outra cidade em busca de mais oportunidades, mas sofre as consequências de um mundo egoísta e ganancioso, onde é cada um por si. Ele está cansado disto, enquanto que Nada ainda acredita na América e tenta seguir as regras.
Durante uma transmissão de TV, ocorre uma interferência por um canal clandestino, onde aparece um homem alertando sobre sinais que induzem as pessoas a manterem-se acomodadas e indiferentes. Segundo o homem, "eles" mantêm-se à salvo enquanto a população segue adormecida e egoísta. 


Nada suspeita de um dos integrantes do acampamento, que vai de madrugada à igreja ao lado e resolve investigar. Lá descobre que a igreja trata-se de uma fachada para uma organização secreta que quer abrir os olhos das pessoas, pois é deste local que são produzidos os sinais de TV. O som do culto na verdade é uma gravação e lá encontra um laboratório, algumas lentes de óculos escuros, muitas caixas e uma faixa com os dizeres "Eles vivem, nós dormimos". 


A polícia acaba descobrindo à respeito e invade o acampamento e a igreja, destruindo-os e espancando os responsáveis pelas interferências nas transmissões. Nada entra no que sobrou da igreja e consegue uma das caixas e se decepciona ao ver que são apenas óculos escuros. Mas, ao colocar os óculos, percebe que não são simples óculos. Com eles, Nada passa a ver de outra forma as placas de publicidade. Eles consegue ver as mensagens subliminares escondidas nos anúncios, como as seguintes: "Obedeça", "Case e reproduza", "Não há livre pensar", "Consuma", "Assista TV", "Conforme-se", "Se submeta", "Não pense", "Compre", "Durma", "Não questione a autoridade", "Permaneça adormecido". As notas de dinheiro aparecem como "Este é o seu Deus". Além disto, algumas pessoas também são vistas como seres cadavéricos de outro planeta, especialmente as pessoas da elite, políticos e alguns policiais.


Nada é descoberto e os estranhos seres comunicam-se entre si através de um relógio. A polícia o persegue e ele acaba matando dois policiais, que não eram humanos. A seguir, entra armado em um banco, com diversas daquelas criaturas e manda a frase mais memorável do filme:
- "Eu vim aqui para mascar chicletes e chutar traseiros. E os meus chicletes acabaram!"


Dito isto ele começa a matar os alienígenas e sequestra uma mulher, Holy, para fugir da polícia. Eles vão até a casa dela e quando ele está distraído, ela o acerta uma garrafada o fazendo voar pela janela e rolar por um barranco abaixo.

Nada volta para tentar convencer Frank sobre os óculos, mas este se recusa a usá-lo e assim se inicia uma longa briga, digna de luta livre (aproveitando que Roddy Piper fora um lutador profissional entre 1973 e 1987). A luta leva alguns longos minutos e, com os dois quebrados, Nada consegue fazer com que Frank use os óculos e veja a cruel realidade em que estão submetidos.


Novamente como aliados, os dois vão ao novo esconderijo da organização e tomam conhecimento sobre as criaturas: eles são empresários capitalistas que vêem a Terra como o terceiro mundo do universo, sugando tudo que podem para depois explorarem outro planeta. Para isso contam com a ajuda dos próprios humanos que por dinheiro aliam-se aos alienígenas.

Só há um meio de detê-los: encontrar o sinal utilizado para manter todos alienados e destruí-lo! Naturalmente este sinal alienante é provindo de uma estação de TV.
Ainda no esconderijo, o ingênuo Nada reencontra Holy, que trabalha em um canal de TV e diz que não há nada lá. Mas como temos um caguete no local, logo em seguida um batalhão da polícia invade o esconderijo matando muitas pessoas. Encurralados, Nada e Frank convenientemente conseguem ativar o relógio de um dos aliens que tinham consigo e escapam por um portal que se cria e vão parar em uma espécie de base subterrânea. 


Andando um pouco encontram uma convenção com líderes aliens e a elite humana, que comemoram a vitória sobre um grupo de terroristas. Um dos engravatados vê os dois e, achando que estão do seu lado, faz um tour pelo local, mostrando-lhes uma espécie de estação rodoviária intergaláctica, por onde se transportam os seres do outro planeta, que, segundo ele, já controlam toda Terra e, ganancioso com é, diz que o que se pode fazer é ajudá-los e faturar com isso. Também mostra a estação de TV deles, que é onde Holy trabalha. 


Eles encontram Holy e seguem para o terraço, em direção à antena, enquanto entram em confronto com as tropas alienígenas. Só no terraço Nada descobre que Holy está do lado deles e tenta impedi-lo de destruir a antena. Mesmo encurralado por helicópteros e por Holy armada, que diz que isto não mudará nada, ele consegue atirar na antena, mesmo que isso lhe custe a vida. Assim, o sinal emitido pela antena é parado, abrindo os olhos de todos e fazendo com que o real aspecto dos aliens e das mensagens subliminares possam vistos por todos.


Comentários:
Após o fracasso comercial de Aventureiros do Bairro Proibido, Carpenter voltou às produções mais independentes e com menor orçamento. Assim, após Príncipe das Trevas, ele fez Eles Vivem, baseado no conto "Eight o'clock in the morning", de Ray Nelson, onde está mais ácido do que nunca e apresenta o seu trabalho mais crítico e político. Ele critica fortemente o capitalismo, o estímulo à individualidade, egoísmo e ganância, o consumismo, a alienação por parte da publicidade e televisão, a segregação entre classes, repressão policial defendendo o interesse de poderosos e a exploração dos mais pobres e de países menos desenvolvidos.

O que no início parece um filme convencional com uma certa crítica, torna-se um manifesto contra a alienação e consumismo quando Nada coloca seus óculos. Acredito que as imagens em preto e branco e os alienígenas que aparecem quando são colocados os óculos, são uma homenagem de Carpenter aos filmes de Sci-Fi dos anos 50, porém, como bem mencionado pelo Exumador, do Podtrash, Carpenter inverte a lógica destes filmes fazendo com que o inimigo retrate o próprio capitalismo americano, algo que já está presente e não trata-se de uma ameaça externa. 

A metáfora dos óculos escuros é interessante e clara, sendo que através dele pode-se ver o que os raios luminosos televisivos e alienantes que nos impedem de enxergar. Sobre esta questão o filme lembra um pouco Videodrome, de David Cronenberg. 

Ao retirar os óculos, Nada sente dores de cabeça, assim como aqueles que assistem às transmissões piratas, reforçando a ideia de que adquirir conhecimento não é tão cômodo como seguir na ignorância. O mesmo para justificar a longa luta entre Nada e Frank, pois a luta pela verdade é lenta, difícil e dolorida.

Infelizmente este filme é um daqueles que os teóricos da conspiração utilizam para justificar teorias Illuminatis, e de nova ordem mundial, mostrando que o mundo é dominado por determinado grupo de pessoas mas sem realmente reparar na crítica social que o filme faz. Acredito que o motivo para algumas pessoas aparecerem como os ETs-caveira, é para ilustrar claramente a segregação de classes existente. 

O personagem de Roddy Piper no filme foi uma das inspirações para o jogo Duke Nukem, tanto que uma das frases do jogo é: "It's time to kick ass and chew bubble gum, and I'm all out of gum".

Roddy Piper, além de ter sido lutador de wrestling, como ator também fez o filme Hell Comes To Frogtown. Já Carpenter, como em vários de seus filmes, também participa como compositor da trilha sonora.
Em referência musical, vale citar a banda de hardcore They Live, de Nova York, que teve inclusive um álbum chamado We Sleep.

2 comentários:

  1. Mais uma ótima resenha, não tive oportunidade de assistir ainda, fiquei mais curioso.

    ResponderExcluir